Template Tools
Venerdì, 19 Aprile 2024
Paolo Carlucci em entrevista com Sergio da Costa Nunes. PDF Stampa E-mail
Valutazione attuale: / 2
ScarsoOttimo 
Notizie - Interviste
Domenica 23 Settembre 2012 16:18

Estatua de Giambattista Vico na Villa Comunale de Napoli


O Jornalista Paolo Carlucci encontrou na Universidade Federal do Pará o Prof. de filosofia Sergio da Costa Nunes, com doutorado em Giambattista Vico. O professor é o unico especialista em Vico no Norte do Brasil e Coordenador do Grupo de Pesquisa Viquiano.
 
Prof. Sergio Nunes, Vc escolheu se especializar em Vico, um importante filosofo italiano do seculo XVIII, qual foi o motivo de concentrar sua atencao academica neste autor o que atraiu sua atenção ?
 
Vico, sempre foi nos cursos de filosofia do Brasil um ilustre desconhecido, era citado aqui e alí de forma muito esparsa, não se tinha nenhum estudo aprofundado e específico sobre ele. Creio que primeiramente ele começou a ser estudado na Universidade de Uberlândia com o Prof. Humberto Guido, de uns anos pra cá começou a haver uma tímida demanda por sua leitura e conhecimento. Entrei em contato pela primeira vez com sua leitura em 2005 e me interessei sobremaneira por conta de sua controvérsia com o cartesianismo.
 
Prof. Sergio Nunes, o pensamento Vichiano esta sendo redescoberto no Brasil? Porque Vc julga este pensamento atual?
 
Creio que desde Humberto Guido, até onde tenho notícia na seara filosófica, Vico passou a ser estudado, obviamente, que o encontramos em outras esferas como literatura e estética alguns trabalhos de referência com Vilma D’ekatinski, Raul Fiker e Alfredo Bosi. A partir deste segmento, iniciamos um processo de expansão do pensamento viquiano, creio que sejamos hoje em torno de dez estudiosos na área estrira da filosofia.
O pensamento viquiano, é de uma atualidade espantosa, é uma báussola de decodificação dos fatos e das circunstâncias, clarificadoras, e, mais, Vico está sendo um elemento interessantíssimo para a filosofia da mente e a ecológica, no que diz respeito, especialmente a preservação da natureza e ao modo como podemos racionalizá-la para usufruir de seus benefícios e presrvá-la devidamente.
 
Prof. Sergio Nunes, Vc já publicou varios trabalhos sobre o Vico e é mencionado no OITTAVO CONTRIBUTO ALLA BIBLIOGRAFIA VICHIANA (2006-2010) do Centro di Studi Vichiani, já teve contato com algum academico italiano para se confrontar sobre Vico?
 
Fiquei muito feliz em ser mencionado nesta edição de maio de 2012 na parte referente a tese de doutorado que defendi em setembro de 2009 na Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Profa. Maria das Graças de Souza, foi muito gratificante. Neste trabalho, procurei demonstrar a pertinência da cientificidade do método filológico em Vico para o resgate da origem da linguagem na mente primigênia, está para publicação um outro texto sobre ‘a mente primigênia’, um projeto de pós-doc e mais um texto sobre a ‘arte’ em Vico. Estarei mantendo contato com o Prof. Leonardo Marra do Centro di Studi Vichiani di Napoli e com o Prof Giuseppe Cacciatore para ampliarmos esse diálogo.
 
 
Prof. Sergio Nunes, qual é a sua atual linha de pesquisa sobre Vico?
 
Continuo no campo da linguagem, que abrange praticamente tudo: hoje estou correlacionando Vico com a Filosofia Ecológica, pretendo verificar como é possível na mente primigênia no seu nível mais básico, a adaptabilidade no meio ambiente e sua auto-organização, bem como dos vegetais e traçar uma relação entre essas duas esferas da natureza para que tenhamos informações mais precisas para a preservação da natureza e a correlação entre o homem e a natureza, num permanente diálogo com o meio-ambiente. Qual as consequências disso não sei mensurar, mas de certo, por ser inusitado deverá promover intensos debates.
 
Prof. Sergio Nunes, o que Vc gostaria ver realizado no seu percurso acadêmico sobre Vico e quais sao suas esperancas para a pesquisa Vichiana do Norte do Brasil?
Hoje somos sete pessoas que vimos trabalhando Vico em diferentes perspectivas: ‘a origem do mundo civil’; ‘a metaforização do mundo’; ‘a origem do conhecimento geográfico’; ‘a divina providência enquanto lei cósmica’; ‘os universais fantástico nos surunis’ (tribo indígena); ‘a violência no meio policial’ sobre a barbarie ritornata; ‘a faculdade do engenho’, enfim estas são as várias temáticas que se intercruzam no viés viquiano que o grupo de pesquisa trabalha.
 
 
 
 
Ultimo aggiornamento Domenica 23 Settembre 2012 17:22
 

Ultime Notizie

Intervista con Alessandro Palmerini
      Il rapporto tra il suono e l’immagine nel film... Leggi tutto...
Intervista a Juan Pomponio
SCRIVERE È RESPIRARE   Intervista all’autore di Krishan il figlio... Leggi tutto...
Perle di Calabria - Interviste
    Natura incontaminata, enogastronomia da sballo, cultura... Leggi tutto...
Le nostre interviste
      Giovanni Manetti Presidente del Consorzio Chianti... Leggi tutto...
Le migliori interviste: Mimma Cucinotta
Guglielmo Marconi, la propagazione ionosferica delle onde radio. Tra scienza e... Leggi tutto...

Rivista La Gazzetta

 
Edizione 41
La Gazzetta 41
 

40 | 39 | 38 | 37 | 36 | 35 | 34 | 33 | 32

31 | 30 | 29 | 28 | 27 | 26 | 25 | 24 | 23

22 |