Template Tools
Venerdì, 29 Marzo 2024
Fórum de Infraestrutura PDF Stampa E-mail
Valutazione attuale: / 0
ScarsoOttimo 
Notizie - Brasile
Mercoledì 24 Agosto 2022 16:37

Sobratema


Oportunidades para ampliar as fontes eólica, solar e hidrelétrica serão apresentadas no Fórum de Infraestrutura, nesta quinta (25/8)
 



A matriz energética brasileira é renovável, predominantemente hidroelétrico, com crescimento da participação das energias solar e eólica, o que resulta na ampliação da oferta energética de fontes com menor impacto de emissões. Mesmo assim, diante dos efeitos das mudanças climáticas e das demandas por uma transição para uma economia carbono neutro, o mercado terá muitos desafios nos próximos anos.

Para Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), esse processo de descarbonização do setor elétrico deve se perpetuar ainda mais com a chegada de novas tecnologias mais eficientes e baratas. Atualmente, estão disponíveis às empresas e aos cidadãos alternativas de geração própria de energia tanto eólica como solar, de baixo custo e fácil implantação, se tornando cada vez mais populares.

 ”Podemos notar grandes indústrias que são totalmente supridas com geração própria. O mais importante é que a inciativa privada e a sociedade estão engajadas na busca por emissões zero e dispostas a investir e a valorizar quem investe para deixar um mundo melhor às gerações futuras”, avalia Auler Neto.

De acordo com ele, cada uma dessas fontes – hidroelétrica, solar e eólica - tem o seu espaço no mix energético brasileiro. Para explorar cada uma delas, mostrando o  estágio atual e apontando as oportunidades futuras, a entidade promoverá, nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, a partir das 15h, o Fórum de Infraestrutura Grandes Construções, com transmissão pelo site oficial. As inscrições estão abertas e devem ser feitas também no site.

“O Fórum mostrará a importância desse mix, sendo a hidroelétrica a de vida mais longa e de geração continua, e as eólicas e solares podendo ser consideradas como energias de pico e de vida mais curta, aproveitando as janelas propícias para a geração plena. Essas fontes são complementares e fundamentais para garantir o suprimento satisfatório de energia no mercado brasileiro”, explica o vice-presidente da Sobratema, que ressalta que a oferta de energia é vital para o crescimento de um país, e o Brasil tem grande potencial para novos empreendimentos que possibilitarão o desenvolvimento sustentável socioeconômico e ambiental da nação, por contar com uma extensão territorial, uma grande linha costeira, bacias hidrográficas ainda a serem exploradas e a luz solar pujante em todos os meses do ano.

A programção será aberta por Afonso Mamede, presidente da Sobratema, seguida pela mensagem de Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil. Na sequência, tem início a primeira parte do evento, com a palestra de Felipe Gonçalves, superintendente de Pesquisa da FGV Energia, que trará um panorama do setor de energia no país.

A segunda parte contará com as apresentações de Demóstenes Barbosa da Silva, presidente da Base Energia Sustentável, sobre o desenvolvimento e perspectivas da geração fotovoltaica flutuante no Brasil; Fabiane Ferrão, gestora da Unidade de Negócios Renováveis da Tractebel Engie, sobre energia eólica; e Manoel Ribeiro de Oliveira Neto, da Álya Construtora, o desenvolvimento da fonte hidrelétrica.

Os comentários de cada parte ficaram a cargo de Nelson Al Assal Filho, diretor de normalização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Vagner Barbosa, membro do Comitê do Movimento BW, será o apresentador.

O Fórum de Infraestrutura Grandes Construções é direcionado para executivos, consultores, administradores, engenheiros, diretores, gerentes e profissionais atuantes nos setores de energia, infraestrutura, construção e equipamentos, e conta com o apoio da MWM, e o apoio institucional do Movimento BW, da M&T Expo e da Smart.Con.




Assessoria de Imprensa:

Mecânica de Comunicação

Mecânica Comunicação Estratégica
Tels.: (11) 3259-6688/1719
E-mail.: Questo indirizzo e-mail è protetto dallo spam bot. Abilita Javascript per vederlo.

 

Ultime Notizie

Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio
Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio Durante o encerramento do... Leggi tutto...
Porta News 28.03.2024
PRIMO SEMINARIO ITALO-BRASILIANO DI POLITICHE PUBBLICHE A ROMA: UN'OCCASIONE DI... Leggi tutto...
Porta News 14.03.2024
PORTA (PD) A SAN PAOLO E PORTO ALEGRE PER I 150 ANNI DELL'EMIGRAZIONE ITALIANA... Leggi tutto...
Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio
Recuperação judicial cresce no agro e especialistas apontam os efeitos para... Leggi tutto...
Porta News 5.3.24
PORTA (PD) - PENSIONI: ACCORDI CON ALBANIA, GIAPPONE, MOLDAVIA, MA CILE, PERÙ,... Leggi tutto...

Rivista La Gazzetta

 
Edizione 41
La Gazzetta 41
 

40 | 39 | 38 | 37 | 36 | 35 | 34 | 33 | 32

31 | 30 | 29 | 28 | 27 | 26 | 25 | 24 | 23

22 |