Template Tools
Sabato, 20 Aprile 2024
BW Talks Sol, Água e Hidrogênio... PDF Stampa E-mail
Valutazione attuale: / 0
ScarsoOttimo 
Notizie - Brasile
Domenica 29 Agosto 2021 13:44

Sobratema

Combinação entre fontes solar e hidrelétrica com armazenamento em hidrogênio é a solução mais sustentável a longo prazo


 


 

A água, a irradiação solar e o hidrogênio são três elementos em abundância no planeta. Combinados, eles são a melhor solução tanto do ponto de vista ambiental quanto do aspecto econômico para fornecer energia limpa para o mundo. Para o engenheiro Demóstenes Barbosa da Silva, presidente da BASE Energia Sustentável, o desenvolvimento de projetos com esse arranjo tem obtido resultados promissores, que reforçam sua contribuição para a transição energética, a economia de baixo carbono e a conservação ambiental.

“As energias renováveis estão associadas às questões de sazonalidade e intermitência. A irradiação solar é captada durante o dia, por exemplo. Daí entra o hidrogênio, como elemento de ligação entre as fontes solar e hidroelétrica, uma vez que pode ser armazenado e usado para a geração de energia durante à noite ou em períodos de seca”, explicou Silva, durante o BW Talks Sol, Água e Hidrogênio: que Combinação é Essa?, promovido pelo Movimento BW, iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), no dia 26 de agosto.

De acordo com o especialista, essa situação de intermitência e sazonalidade das energias renováveis podem ser usadas de forma estratégia para ampliar a capacidade de atendimento do sistema energético brasileiro. “Quando houver abundância de uma fonte, podemos converter mais energia em hidrogênio e, posteriormente, reconvertendo-o em energia quando há menos disponibilidade”, elucidou.  A seu ver, a combinação entre as fontes solar e hidroelétrica poderia se tornar uma política forte de Estado pelos benefícios sociais, ambientais e econômicos proporcionados ao país.

Para exemplificar esses benefícios, o presidente da BASE Energia Sustentável trouxe no BW Talks um estudo, a partir dos projetos realizados em parceria com duas grandes companhias de energia, a CESP e Furnas, que mostrou a possibilidade de dobrar a capacidade de geração de energia do Brasil, por meio da instalação de plantas fotovoltaicas flutuantes em cerca de 10% da área dos reservatórios das usinas hidroelétricas espalhados em todo o território nacional.

Nesse caso, segundo Silva, o hidrogênio não faria apenas a conexão entre as fontes de energia renovável, mas também seria o catalisador para a produção de outros produtos, como a amônia para posterior produção de ureia. Com isso, a indústria de fertilizantes poderia ser beneficiada com uma fabricação local, já que esse elemento é 100% importado.

Ele comentou ainda sobre o potencial da sinergia entre os setores elétrico e de gás natural, por meio do uso do hidrogênio. “Podemos injetar o hidrogênio puro nos gasodutos”, pontuou Silva, que ressaltou que, em reuniões realizadas com instituições governamentais, chegou-se à conclusão que essa aplicação poderia ser feita em 2% do volume da rede de gasodutos. “É muita energia”, enfatizou.

O BW Talks Sol, Água e Hidrogênio: que Combinação é Essa? está disponível no site oficial do Movimento BW.



 

 


Engenheiro Demóstenes Barbosa da Silva, presidente da BASE Energia Sustentável, fala sobre a combinação de fontes solar e hidroelétrica, com armazenamento em hidrogênio, no BW Talks
baixar em alta resolução



 


Assessoria de Imprensa:

Mecânica de Comunicação

Mecânica Comunicação Estratégica
Tels.: (11) 3259-6688/1719
E-mail.: Questo indirizzo e-mail è protetto dallo spam bot. Abilita Javascript per vederlo.

 

Ultime Notizie

Porta News 18.04.24
PORTA (PD): “OPZIONE DONNA” E “QUOTA 103” PER... Leggi tutto...
Porta News 16.04.24
FABIO PORTA (PD) A MONTEVIDEO PER IL FORUM LATINO-AMERICANO SULLE PICCOLE E... Leggi tutto...
Porta News 09.04.2024
PORTA (PD) - L’ASSEGNO UNICO NEGATO AI FIGLI RESIDENTI ALL’ESTERO:... Leggi tutto...
Porta News 08.04.2024
Sport - L’On. Porta presenta alla Camera il servizio di audiodescrizione... Leggi tutto...
M&T Expo 2024
COMUNICADO À IMPRENSA Credenciamento - M&T Expo 2024 Está aberto o... Leggi tutto...

Rivista La Gazzetta

 
Edizione 41
La Gazzetta 41
 

40 | 39 | 38 | 37 | 36 | 35 | 34 | 33 | 32

31 | 30 | 29 | 28 | 27 | 26 | 25 | 24 | 23

22 |