Carro elétrico completa o desafio de rodar do Alasca até a Argentina

O time britânico que se propôs a dirigir um carro elétrico do Alasca até a Argentina completou a sua jornada ontem, 18 de novembro. Foram 70 dias dirigindo e 140 dias viajando até chegar na cidade mais a sul do planeta, Ushuaia, em Tierra del Fuego, Argentina.

O objetivo da equipe era provar que carros elétricos não são lentos, podem ser atraentes e não tem alcance limitado.

O SRZero EV é um carro esporte com um motor-duplo de 400 bhp (potência de freio) e a velocidade máxima é de 124 mph (milhas por hora), podendo alcançar 60 mph em sete segundos. Ele é totalmente elétrico e é carregado por baterias de lítio-íon, o que o proporciona a rodar 241 km com uma única carga.

O veículo foi desenvolvido por um time da Imperial College London em parceria com a Radical Sportscars, em 2009, e levou dois anos para efetivar o projeto The Racing Green Endurance Challenge (o desafio de resistência da corrida verde).

A viagem que começou em julho em Prudhoe Bay, no Alasca, percorreu 14 países até o destino final e a maior dificuldade, segundo a equipe, foi encontrar lugares onde o carro pudesse ser recarregado.

A jornada irá virar uma série documental com oito partes e será apresentada a partir do dia 01 de janeiro de 2011, na BBC. Cada episódio será transmitido oito vezes a cada fim de semana pelos 220 países os quais possuem o canal.

- Educação

A equipe informou que o projeto The Racing Green Endurance Challenge visa, também, encorajar a próxima geração de cientistas e engenheiros a perceberem até onde a matemática e a ciência os podem levar.

Foto: Divulgação