Template Tools
Giovedì, 18 Aprile 2024
Santa Catarina, a ilha mágica PDF Stampa E-mail
Valutazione attuale: / 0
ScarsoOttimo 
Notizie - Turismo
Mercoledì 12 Marzo 2008 00:00

alt
A ILHA MAGICA

Bela, charmosa, surpreendente. A mistura perfeita entre prédios históricos, construções modernas e natureza deslumbrante encanta todos que conhecem Floripa, como é carinhosamente chamada Florianópolis. Sua infra-estrutura excepcional e ótima qualidade de vida têm atraído para a cidade inúmeros moradores novos vindos de diversas partes do mundo. Para o turista, Floripa é uma festa: são 100 belíssimas praias de águas claras e areia branca, lagoas, morros, dunas, mangues e Mata Atlântica, excelentes restaurantes e casas de show, patrimônio histórico e cultural. As praias, as dunas e o agito da capital catarinense nunca saem de moda, nem mesmo no inverno - quando o trânsito é bem mais tranqüilo: ponto! O centro de tudo é a Lagoa da Conceição, com lojas, cafés e restaurantes. Um convite para os turistas italianos que desejarem curtir férias “vacanze” especiais. Nada como relaxar na areia depois de uma longa jornada. Para quem estiver hospedado na Lagoa da Conceição, a dica é curtir o burburinho da Praia Mole, perto dali. Com ondas fortes, é o point de surfistas e jovens sarados. A Praia Brava, um pouco mais ao norte, é outro ponto de surfe. Mas se você está com crianças e quer um clima mais familiar, siga para Jurerê Internacional ou para a Daniela. As praias, no extremo norte da ilha, têm águas calmas e mornas, ideais para os pequenos. Tem pra todos os gostos! Embora ocupe pouco mais de 1% do território brasileiro, Santa Catarina possui papel de destaque no cenário nacional, e não apenas por seus animadores índices sociais e econômicos. Sua diversidade cultural, étnica e geográfica, assim como uma privilegiada localização em relação aos países do Mercosul, representam um enorme potencial para a afirmação do estado como um dos principais destinos turísticos do país. Um litoral privilegiado, pontos turísticos já consagrados como Florianópolis, Balneário Camboriú e Blumenau, serras belíssimas e um completo circuito de festas conquistam o visitante. Estas atrações fazem com que o estado com nome da santa e abençoado pela natureza receba algo em torno de 4 milhões de turistas anualmente, um número em constante crescimento.

 

A colonização italiana: Little Italy
O elemento de cultura italiana insere-se no contexto populacional catarinense e contribui para que o Estado seja meta turística preferida para os visitantes italianos. Quem percorre os caminhos do Sul descobre, nas dobras do interior e no povo ímpar que as habita, um jeito italiano que surpreende e agrada. Maior corrente migratória recebida pelo estado, os italianos representam quase 65% da população catarinense. Existem colônias italianas ao norte e oeste do estado, mas o principal e mais homogêneo reduto italiano de Santa Catarina fica no sul. Lá, degustar um bom vinho, comprar produtos caseiros, apreciar dialetos e canções tradicionais são prazeres simples que gratificam o visitante. Urussanga é a capital da "Pequena Itália". Sede da Festa do Vinho, é uma agradável cidadezinha, salpicada de casas coloniais e cantinas transformadas em simpáticos restaurantes caseiros. A réplica da "Pietá" de Michelangelo, doada pelo Vaticano e exposta no interior da Igreja Matriz, é outra atração da localidade. Em Orleans, o Museu ao Ar Livre preserva casas, engenhos e equipamentos dos primeiros imigrantes e a Via Sacra foi arrancada da rocha pelo escultor Zé Diabo. Em Nova Veneza, a atração é a antiga casa da Família Bratti, o mais excepcional conjunto arquitetônico feito em taipa de pedra da região. Complementam o circuito os municípios de Criciúma, Pedras Grandes, Treze de Maio, Sangão, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá, Morro Grande, Meleiro, Turvo e Jacinto Machado. Jeitos e rostos de um mundo simples, com sabor italiano.

Nova Trento
Desde a beatificação de Madre Paulina, em 1991, até a canonização em 2002, Nova Trento consolidou-se como o segundo mais importante destino de turismo religioso do país. O local onde a primeira Santa brasileira – Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus – iniciou sua vida e a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição é hoje o Santuário Santa Paulina. A cidade ainda possui o bonito Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, no alto do Morro da Cruz. Com apenas 10 mil habitantes, Nova Trento mantém o jeito de cidade do interior, refletindo a forte presença da cultura italiana, mas recebe cerca de 80 mil visitantes todos os meses, número que pode aumentar em datas especiais como o segundo domingo de julho (Dia de Santa Paulina), terceiro domingo de maio (canonização) e outubro (beatificação). Ou, ainda, em feriados religiosos como Corpus Christi e Finados.

Vale de Azambuja
Conhecido como Vale dos Milagres, abriga gruta com fonte de água e imagem de Nossa Senhora do Caravaggio, Museu Arquidiocesano – considerado um dos mais completos acervos de arte sacra popular do Brasil – e o Santuário de Azambuja. Visitado por devotos de todo o país, no terceiro domingo de agosto promove a Festa de Azambuja, que atrai até 80 mil fiéis.

Florianópolis
Pode constituir o terceiro pólo turístico-religioso com a ereção de um monumento à lendária Mãe do todos os emigrantes, Santa Francesca Saverio Cabrini.

Gastronomia
A gastronomia catarinense é diversificada, graças à influência dos vários povos europeus que se estabeleceram em diferentes regiões do Estado. Destacam-se os sabores da cozinha portuguesa, germânica e italiana, enriquecidos por ingredientes e temperos emprestados dos indígenas e africanos. O roteiro gastronômico catarinense acompanha a saga da colonização. A culinária do litoral, porta de entrada dos descobridores portugueses e dos colonizadores açorianos, é baseada em frutos do mar. No Caminho dos Príncipes e no Vale Europeu – núcleos alemães – o pescado sai de cena e a carne suína protagoniza iguarias com temperos picantes e sabor forte regadas à cerveja. Maior leva de imigrantes, os italianos se espalharam pelo Estado. Suas acolhedoras cantinas típicas estão presentes em todas as regiões.

 

Ultime Notizie

Best in travel 2023 New York
  L’Umbria vince Best in travel 2023 New York. Eleonora Pieroni... Leggi tutto...
Majagreen Parco Avventura
MAJAGREEN PARCO AVVENTURA, A CARAMANICO TERME   di Stefania Di... Leggi tutto...
Costa prorroga campanha promocional
  Campanhas válidas até o dia 4 de outubro. As promoções abrangem... Leggi tutto...
Promoção Costa Smeralda
  A campanha é direcionada às agências de viagens de todo o Brasil e... Leggi tutto...

Rivista La Gazzetta

 
Edizione 41
La Gazzetta 41
 

40 | 39 | 38 | 37 | 36 | 35 | 34 | 33 | 32

31 | 30 | 29 | 28 | 27 | 26 | 25 | 24 | 23

22 |