Template Tools
Sabato, 27 Aprile 2024
IFAT Brasil PDF Stampa E-mail
Valutazione attuale: / 0
ScarsoOttimo 
Notizie - Brasile
Giovedì 15 Febbraio 2024 17:41

Mecânica Comunicação

Cidades brasileiras podem ampliar a eficiência de tratamento de efluentes com soluções químicas e qualificação profissional

O Marco Legal do Saneamento, promulgado em julho de 2020, trouxe visibilidade para o setor, colocando em evidência a importância de uma gestão eficiente de água, esgoto e resíduos para o desenvolvimento social e econômico do país, bem como para proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas.

Para Narana Cardozo, responsável pela área de atendimento técnico da Matryx, essa visibilidade motiva a entrada de novos investimentos no setor e a implantação de novas soluções para a universalização do saneamento no país. “O Brasil é um país continental e as demandas bem como os desafios são variados. Os investimentos estão sendo alocados para atender a sociedade, mas também temos vistos aportes da indústria, que é uma grande consumidora de água”, afirma. A seu ver, o Marco Legal também possibilitou avanços regulatórios, já que o país possui várias agências regulatórias diferentes, nos âmbitos municipal e estadual, contribuindo para aumentar a segurança jurídica.

Todas as regiões brasileiras têm investido no saneamento, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, segundo Narana. Especificamente na área de efluentes, ela avalia que a captação tem sido crescente e parte das cidades apresentam bons índices nesse segmento. Contudo, ainda há uma baixa eficiência no tratamento dos efluentes de modo geral no país, pois as estações foram projetadas para atender um certo volume de efluentes e demanda tem crescido. Como exemplo, citou a alta temporada em algumas cidades que resulta em picos de vazão, dobrando ou até triplicando o volume coletado para tratamento.

“Esse caso mostra a importância de se ter a tecnologia para aumentar a eficiência e para atingir os parâmetros necessários. As soluções químicas para a aumentar a sedimentabilidade do lodo, por exemplo, podem contribuir para não se ter problemas de arraste ou perda de eficiência. Isso significa que é preciso estar sempre atento as necessidades de cada município e região e aproveitar as oportunidades, por meio do desenvolvimento de produtos e investimento em tecnologia”, explica Narana. “O tratamento de efluente é caixinha de surpresa, pois a prática e a teoria nem sempre estão tão facilmente atreladas, muitas vezes faltam informações de processo ou essas não são precisas, assim como os produtos usados nem sempre são os ideais. Assim, aliar a infraestrutura com um bom produto químico e a área operacional treinada é fundamental”.

Nesse sentido, Narana aponta como desafios para o setor a conscientização e o treinamento, pois o primeiro trabalha com a sociedade em geral, enquanto o segundo capacita a equipe técnica sobre os produtos a serem aplicados e também lhes oferece mais consciência sobre o trabalho a ser realizado.

A Matryx apresenta soluções inovadoras em floculantes, antiespumantes e coagulantes orgânicos, e investe no desenvolvimento de produtos junto aos clientes, por meio de testes realizados nas unidades de tratamento em todo o país. A empresa participará da IFAT Brasil, feira internacional de saneamento do país, que irá conectar, entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, os diversos stakeholders, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e de esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética.

“O saneamento é um setor vasto em oportunidades, em desenvolvimento e em crescimento. Há ainda muito a ser feito para alcançarmos a universalização. Portanto, quando temos um evento desta magnitude, temos a oportunidade de discutir e conectar as pessoas em um propósito, gerando importantes resultados para a população e para a indústria”, destaca Narana.

A IFAT Brasil contará com mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos – e com o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities. Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos. A feira será promovida pela Messe Muenchen do Brasil, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina

Serviço
IFAT Brasil - Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos
Data: 24 a 26 de abril de 2024
Local: São Paulo Expo
Site: https://ifatbrasil.com.br/

Sobre a Messe München 

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países. 

Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Atendimento à imprensa:
Mecânica Comunicação Estratégica
Enio Campoi
Cel: (11) 99981-9950 - E-mail: Questo indirizzo e-mail è protetto dallo spam bot. Abilita Javascript per vederlo.




Material distribuído por:



 

Ultime Notizie

Agrishow - Programação de coletivas
Programação de coletivas Prezado(a), Convidamos seu veículo para participar... Leggi tutto...
Porta News 18.04.24
PORTA (PD): “OPZIONE DONNA” E “QUOTA 103” PER... Leggi tutto...
Porta News 16.04.24
FABIO PORTA (PD) A MONTEVIDEO PER IL FORUM LATINO-AMERICANO SULLE PICCOLE E... Leggi tutto...
Porta News 09.04.2024
PORTA (PD) - L’ASSEGNO UNICO NEGATO AI FIGLI RESIDENTI ALL’ESTERO:... Leggi tutto...
Porta News 08.04.2024
Sport - L’On. Porta presenta alla Camera il servizio di audiodescrizione... Leggi tutto...

Rivista La Gazzetta

 
Edizione 41
La Gazzetta 41
 

40 | 39 | 38 | 37 | 36 | 35 | 34 | 33 | 32

31 | 30 | 29 | 28 | 27 | 26 | 25 | 24 | 23

22 |