Template Tools
Sabato, 27 Aprile 2024
IFAT Brasil PDF Stampa E-mail
Valutazione attuale: / 0
ScarsoOttimo 
Notizie - Brasile
Martedì 07 Novembre 2023 15:29


Mecânica Comunicação

Pavilhão da Inovação na IFAT Brasil apresentará soluções tecnológicas avançadas para aprimoramento do saneamento no Brasil

Evento acontece de 24 a 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo

A inovação tem sido primordial para o desenvolvimento do setor de saneamento no Brasil, e no mundo, para atender as crescentes demandas por água tratada, gestão de esgoto eficiente e sustentabilidade ambiental. Para apresentar as principais tendências e os avanços tecnológicos na área, a IFAT Brasil, feira internacional de saneamento no país, contará com o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas.

“A inovação desempenha um papel crucial no mercado de saneamento, permitindo melhorias em eficiência operacional, qualidade, sustentabilidade e resiliência a menor custo. É essencial para que ocorram avanços na qualidade da água e do esgoto tratados, na redução de perdas de água, no monitoramento e controle mais avançados das redes de saneamento, na redução da poluição da água, na melhoria da gestão de resíduos, na ajuda para o desenvolvimento de sistemas preparados para lidar com o desafio das mudanças climáticas, na melhoria da experiência do consumidor e na garantia que empresas de saneamento estejam preparadas para atender a regulamentação vigente”, afirma Victor Arroyo, diretor de Portugal, Espanha e América Latina da Isle Utilities.

O Pavilhão de Inovação será o epicentro das mais recentes descobertas e avanços tecnológicos do setor. Durante os dias 24 e 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo, os visitantes terão a oportunidade de acompanhar diversos painéis, onde empresas de vanguarda tecnológica demonstrarão seus estudos e soluções mais inovadoras. Além disso, empresas líderes no segmento de água e saneamento compartilharão seus casos de sucesso, proporcionando valiosas lições aprendidas.

“O Pavilhão de Inovação será um ambiente dinâmico de troca e aprendizado, sendo um ponto de convergência para profissionais, expositores e entusiastas, mergulhando-os profundamente na vanguarda da inovação tecnológica no saneamento brasileiro”, ressalta Arroyo, que acrescenta que o evento mostrará a metodologia Grupo de Aprovação de Tecnologias (TAG), por meio de um workshop, que reunirá especialistas para discutir e avaliar soluções tecnológicas frente a desafios comuns do setor.

Um dos destaques do evento será o Prêmio IFAT Brasil de Tecnologia Inovadora, que homenageará as tecnologias mais importantes, após a avaliação de um júri composto por profissionais renomados na área, garantindo a seleção de soluções verdadeiramente transformadoras para o cenário do saneamento brasileiro.

Atualmente, algumas das tendências apresentadas em diversos mercados incluem tecnologias de tratamento avançado, internet das coisas (IoT) e sensores inteligentes, redes de distribuição inteligente, tratamento descentralizado, energia renovável e eficiência energética, reuso de água, modelos de negócios inovadores, sistemas de informação geográfica (SIG), tratamento de água residual para geração de recursos, digitalização e automação e uso da inteligência artificial para a tomada de decisões. “Essas tendências refletem o compromisso crescente do setor de saneamento em abordar os desafios globais de escassez de água, poluição e mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que fornecem serviços de qualidade para as comunidades”, explica Arroyo.

Em sua avaliação, no Brasil, essas tendências podem ser colocadas em prática, por meio de empresas e tecnologias nacionais ou internacionais com atuação local. A Isle fez recentemente um chamamento global por tecnologias inovadoras com capacidade para atender o mercado brasileiro, para compor seu Portal de Tecnologias do Brasil, que conta, hoje, com 90 tecnologias cadastradas. Foram recebidas 61 inscrições. Entre as tecnologias estão: biofiltração; sistemas de membranas; biorreatores de membrana (MBR); wetlands construídas; sistemas descentralizados; tecnologias de monitoramento e sensoriamento remoto; softwares avançados de modelagem e gestão; recuperação de recursos; e tecnologias baseadas na natureza.  

“Considerando a diversidade geográfica, climática e de densidade populacional do Brasil, é importante que as soluções sejam adaptadas às necessidades locais. A adoção dessas tecnologias pode não só melhorar o acesso ao saneamento básico, mas também trazer benefícios ambientais e econômicos para o país”, pondera Arroyo.

A IFAT Brasil é organizada e promovida pela Messe Muenchen do Brasil, e tem o objetivo de conectar os diversos stakeholders do mercado, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética, enquanto promove debates sobre os principais temas e desafios relacionados ao setor.

Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos. Para isso, serão estabelecidas parcerias internacionais e locais para fortalecer a representação dos principais assuntos que envolvem a operação e a tomada de decisão dos gestores públicos e privados, demonstrando experiências reais do setor.

Saiba mais sobre o evento: https://ifatbrasil.com.br/

Saiba mais sobre a ISLE Utilities: http://www.islebrasil.com/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/93195572/admin/feed/posts/

Sobre a Messe München

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Atendimento à imprensa:
Mecânica Comunicação Estratégica
Enio Campoi
Cel: (11) 99981-9950 - E-mail: Questo indirizzo e-mail è protetto dallo spam bot. Abilita Javascript per vederlo.

 

 




Material distribuído por:


 

Ultime Notizie

Agrishow - Programação de coletivas
Programação de coletivas Prezado(a), Convidamos seu veículo para participar... Leggi tutto...
Porta News 18.04.24
PORTA (PD): “OPZIONE DONNA” E “QUOTA 103” PER... Leggi tutto...
Porta News 16.04.24
FABIO PORTA (PD) A MONTEVIDEO PER IL FORUM LATINO-AMERICANO SULLE PICCOLE E... Leggi tutto...
Porta News 09.04.2024
PORTA (PD) - L’ASSEGNO UNICO NEGATO AI FIGLI RESIDENTI ALL’ESTERO:... Leggi tutto...
Porta News 08.04.2024
Sport - L’On. Porta presenta alla Camera il servizio di audiodescrizione... Leggi tutto...

Rivista La Gazzetta

 
Edizione 41
La Gazzetta 41
 

40 | 39 | 38 | 37 | 36 | 35 | 34 | 33 | 32

31 | 30 | 29 | 28 | 27 | 26 | 25 | 24 | 23

22 |