Template Tools
Domenica, 02 Ottobre 2022
Esposizione dei caccia Gripen in Brasile PDF Stampa E-mail
Valutazione attuale: / 0
ScarsoOttimo 
Notizie - Cronache
Martedì 03 Maggio 2022 19:33

 

 

 

I caccia Gripen presentati in Brasile

All’evento organizzato dalla Fondazione Getulio Vargas ha partecipato il direttore della nostra rivista, l´avv. Giuseppe Arnò, il quale ha potuto apprezzare personalmente le principali caratteristiche del caccia F39 Gripen in compagnia del Ten. Jeciane. Va ricordato che Arnò è un esperto in Diritto Aeronautico, nonché membro onorario della Forza Aerea Brasiliana.

O diretor de nossa revista, o advogado Giuseppe Arnò, participou do evento organizado pela Fundação Getulio Vargas e apreciou pessoalmente as principais características do caça F39 Gripen na companhia do tenente Jeciane. Cabe destacar que Arnò é especialista em Direito Aeronáutico, além de membro honorário da Força Aérea Brasileira.

 

Sull'evento

La replica a grandezza naturale del nuovo caccia multiruolo F-39 Gripen dell'aeronautica militare brasiliana (FAB) è stata presentata ai visitatori sullo spiazzo della Fundação Getulio Vargas, a Rio de Janeiro, dal 16 marzo al 29 aprile. Realizzata in fibra di vetro, legno e metallo, la replica del caccia - punta di diamante dell´aviazione militare -  è lunga 15 metri, larga otto e alta quattro. Ai visitatori era permesso entrare nella cabina di pilotaggio (cockpit) come se fossero un pilota, scattare foto, parlare con i funzionari della FAB per conoscere i dettagli di questo velivolo dalla tecnologia rivoluzionaria e ricco di caratteristiche strategiche.
 

 

Sobre o evento

A réplica em tamanho real do novo caça multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), ficou aberta à visitação na esplanada da Fundação Getulio Vargas, no Rio, de 16 de março a 29 de abril. Feita de fibra de vidro, madeira e metal, a réplica do mais novo integrante da frota de caças tem 15 metros comprimento, oito de largura e quatro de altura. Os visitantes poderão entrar na cabine como se fosse um piloto, tirar fotos, conversar com os oficiais da FAB para conhecer os detalhes dessa aeronave com tecnologia revolucionária e cheia de funcionalidades estratégicas.

Traduzione libera dall´originale portoghese (https://portal.fgv.br/eventos/exposicao-caca-gripen)

 

Il tenente Jeciane e l´Avv. Arnò

 

L´abbigliamento del pilota

Arnò nella cabina di pilotaggio del caccia Gripen

 

 

Arnò riceve il titolo di membro onorario della FAB (Força Aérea Brasileira)

 

Distintivo da occhiello smaltato Membro Onorario FAB

 

 

Caças Gripen comprados pelo Brasil recebem batismo operacional

Aeronaves fazem parte de um lote de 36 adquiridas pela FAB

 

 

F-39 Gripen

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-04/cacas-gripen-comprados-pelo-brasil-recebem-batismo-operacional

 

Os caças Gripen FAB 4101 e FAB 4102 foram apresentados hoje (22) na Base Aérea de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Os dois primeiros aviões Gripen E, dos 36 contratados pelo Brasil, receberam o batismo operacional, marcando o início da integração das aeronaves à Aviação de Caça brasileira.

A apresentação fez parte da cerimônia militar pelo Dia da Aviação de Caça, que marcou ainda a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura e teve a entrega pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, do prêmio de piloto mais eficiente aos que se destacaram nos esquadrões de caça.

Os dois aviões, desenvolvidos pela empresa sueca de defesa e segurança Saab, chegaram ao Brasil no dia 1º de abril, e a previsão da Força Aérea Brasileira (FAB) é que outras quatro aeronaves sejam entregues até o fim deste ano. Conforme o contrato, em 2027 todos os 36 aviões estarão no Brasil. Como o acordo é também de transferência tecnológica, parte dos caças comprados serão fabricados na planta da Embraer, em Gavião Peixoto, São Paulo.

 

Incorporação das aeronaves F-39 Gripen, recém-chegadas ao Brasil, à Força Aérea Brasileira (FAB) durante cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça, na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro.

Incorporação das aeronaves F-39 Gripen, recém-chegadas ao Brasil, à Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Santa Cruz - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Agora, os caças vão passar pelo processo de certificação militar para receberem a licença de operação inicial no país. Os testes serão feitos por pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab, no Centro de Ensaios em Voo, em Gavião Peixoto. De acordo com o piloto de ensaio, major Abdon Rezende de Vasconcelos, do Instituto de Pesquisas e Ensaio de Voo da FAB, que é um dos três habilitados para operar o caça até agora, os aviões devem entrar em operação no segundo semestre.

Para o piloto, que está no projeto do caça desde 2018, a aquisição da aeronave representa um salto tecnológico da Aeronáutica no Brasil, que vai resultar na soberania do espaço aéreo do país. “É uma aeronave multimissão, executa missões em ar e em solo de reconhecimento com equipamentos mais modernos dos que temos e também novos sensores estão sendo incorporados”, explicou.

“Isso permite com que o piloto tenha maior consciência situacional em combate e, com isso, ele consegue empregar os seus armamentos de forma mais eficiente. No final, o que a gente procura com esta aeronave é eficiência”, disse, acrescentando que inicialmente as aeronaves irão para a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, para o Esquadrão Jaguar.

 

O piloto de ensaio, Abdon Rezende de Vasconcelos concede entrevista durante cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça com a incorporação das aeronaves F-39 Gripen à Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste da cidade.

O piloto de ensaio major Abdon Rezende concede entrevista na cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Na visão do comandante da Força Aérea Brasileira, o elevado grau tecnológico das aeronaves colocará o Brasil novamente na vanguarda da defesa aeroespacial do cenário mundial. O brigadeiro disse que uma alteração no contrato autorizada pelo presidente vai permitir a aquisição de mais quatro aeronaves.

“Nos possibilitará iniciar os estudos para implantação desses vetores em mais uma base aérea a ser decidida oportunamente pelo alto-comando da Aeronáutica. Em paralelo, iniciaremos estudos preliminares para a aquisição de um segundo lote dessas aeronaves a fim de garantir que a desativação das aeronaves de caça mais antigas não acarrete perda da capacidade de cumprirmos nossa missão de defesa da pátria”, disse.

Após a cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro visitou duas torres instaladas na Base de Santa Cruz e acompanhou demonstrações militares de aviões com lançamento de artefatos em alvos.

Publicado em 22/04/2022 - 16:58 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-04/cacas-gripen-comprados-pelo-brasil-recebem-batismo-operacional

Ultimo aggiornamento Mercoledì 04 Maggio 2022 11:45
 

Ultime Notizie

Palmerini in missione a New York
    Columbus Day, GOFFREDO PALMERINI IN MISSIONE A NEW YORK Dopo 3... Leggi tutto...
Concorso "Amico Rom"
29^ edizione del Concorso Artistico Internazionale "Amico Rom" ... Leggi tutto...
"Luna Piena RMX"
Da oggi in rete il remix di "Luna Piena" MARTINA ... Leggi tutto...
Cristianità - Rai Italia
  Mons. Guido MAZZOTTA, Goffredo PALMERINI, Viviana GRECO l’11... Leggi tutto...
L´Adige: “sorvegliato speciale”
Siccità in Italia Il livello del fiume Adige “sorvegliato... Leggi tutto...

Rivista La Gazzetta

 
Edizione 41
La Gazzetta 41
 

40 | 39 | 38 | 37 | 36 | 35 | 34 | 33 | 32

31 | 30 | 29 | 28 | 27 | 26 | 25 | 24 | 23

22 |