Template Tools
Sabato, 20 Aprile 2024
IBDA Agronegócio 6 abril 2022 PDF Stampa E-mail
Valutazione attuale: / 0
ScarsoOttimo 
Notizie - Brasile
Giovedì 31 Marzo 2022 18:36

 

Mecânica de Comunicação

 

Serviços jurídicos contribuem para maior governança e diminuição de riscos no agronegócio

 

A crescente pressão de investidores, compradores e sociedade para o alinhamento das empresas às questões de governança, sustentabilidade e responsabilidade social tem imposto aos players de todas as atividades econômicas, incluindo o agronegócio, o desafio de se tornarem cada vez mais eficientes e produtivos, diminuindo o impacto ambiental de suas operações. 

Diante desse contexto, faz-se imprescindível os serviços jurídicos para a construção de estruturas mais eficientes e adequadas às características dos negócios, ampliação de alternativas de capitalização que se enquadrem às suas necessidades, assim como para assegurar adequação à legislação vigente. O papel dos escritórios de advocacia é contribuir para que os agentes do setor tenham as bases legais necessárias para o seu desenvolvimento. 

Nos dias atuais, os produtores rurais precisam administrar muitas situações, o que exige a adoção de ferramentas que os auxiliem no bom gerenciamento de todos os mecanismos de produção, comercialização e financiamento, combinada com profissionais que conheçam os riscos administrativos, operacionais e jurídicos, mitigando esses riscos e resguardando a atividade. Desta forma, os serviços jurídicos devem atuar para melhor performance e proteção das partes envolvidas nas transações e operações necessárias ao agronegócio nacional. 

Além disso, a promulgação recente de leis de integridade e/ou de proteção de dados pessoais também impulsionam a busca por profissionalização e governança. O cenário jurídico-econômico com tantas adversidades robustece a busca por crédito e, com isso, a demanda por advogados especializados que consigam dar soluções criativas e sofisticadas para a captura de recursos vindos do mercado financeiro e de capitais. 

Para tratar de importantes desafios jurídicos e regulatórios dos sistemas agroindustriais, que impactam diretamente o crescimento sustentável do setor e requerem avaliações abrangentes e uma discussão técnica, no dia 6 de abril, em formato virtual, acontece o 2º Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio, que terá quatro painéis: Licenciamento e Compliance Ambiental, Regularização Fundiária; Defensivos Agrícolas; Crédito Privado, Seguro e ESG. 

O fornecimento e distribuição de alimentos, fibras e bioenergia está integrado a cadeias de produção globais, o que exige um olhar especializado na estruturação das operações e contratos no agronegócio, que enquadre a análise deste conjunto de atividades em uma verdadeira rede de negócios muito específicos e uma alocação de riscos própria. Há, ainda, questões de políticas públicas que demandam análise e interpretação conjunta de regras de Direito Público e institutos de Direito Empresarial. Assim, um aparato jurídico bem estruturado é uma demanda, uma verdadeira necessidade, sendo o meio capaz de garantir maior e melhor investimento, relações mais apuradas e, especialmente, permitir que, enfim, atinjamos uma maior segurança jurídica e alcancemos uma análise das relações que reconheça a evolução contínua desse setor. 

Além disso, para a manutenção e crescimento da produção e produtividade, serão necessários mais recursos e de longo prazo, através de players que disponham de expertise para compreensão dos desafios e das necessidades específicas. A modernização das Cadeias Agroindustriais tem levado essas a assumir, cada vez mais, uma “cara urbana”, se tornando mais formais, mais organizadas e com melhor governança. 

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), o 2º Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio conta com a colaboração de 8 escritórios de advocacia, com relevante autuação no setor: Mattos Filho; Pinheiro Neto; VBSO; Ana Frazão; Bueno Mesquita; Franco, Leutewiler, Henriques (FLH); Medina Osório; e Santos Neto Advogados. 

As inscrições para o Congresso podem ser feitas diretamente no site oficial. 

Sobre o IBDA

O Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA) nasceu da vocação de estudar os Sistemas Agroindustriais e sua regulação sob o prisma de Direito & Economia. Traz um novo modelo de difusão do conhecimento, formando um observatório para a formulação de políticas públicas e melhor interpretação do conjunto de normas que regulam o setor. Mais informações: www.direitoagro.com

 

SERVIÇO 

II Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio

Data: 6 de abril de 2022

Horário: a partir das 9h00

Transmissão online pelo site oficial

Mais informações: https://congressodireitoagro.com.br/

 

 


Assessoria de Imprensa:

Mecânica de Comunicação

Mecânica Comunicação Estratégica
Tels.: (11) 3259-6688/1719
E-mail.:  Questo indirizzo e-mail è protetto dallo spam bot. Abilita Javascript per vederlo.

Ultimo aggiornamento Giovedì 31 Marzo 2022 18:41
 

Ultime Notizie

Porta News 18.04.24
PORTA (PD): “OPZIONE DONNA” E “QUOTA 103” PER... Leggi tutto...
Porta News 16.04.24
FABIO PORTA (PD) A MONTEVIDEO PER IL FORUM LATINO-AMERICANO SULLE PICCOLE E... Leggi tutto...
Porta News 09.04.2024
PORTA (PD) - L’ASSEGNO UNICO NEGATO AI FIGLI RESIDENTI ALL’ESTERO:... Leggi tutto...
Porta News 08.04.2024
Sport - L’On. Porta presenta alla Camera il servizio di audiodescrizione... Leggi tutto...
M&T Expo 2024
COMUNICADO À IMPRENSA Credenciamento - M&T Expo 2024 Está aberto o... Leggi tutto...

Rivista La Gazzetta

 
Edizione 41
La Gazzetta 41
 

40 | 39 | 38 | 37 | 36 | 35 | 34 | 33 | 32

31 | 30 | 29 | 28 | 27 | 26 | 25 | 24 | 23

22 |