Template Tools
Venerdì, 29 Marzo 2024
Abcic divulga vencedores... PDF Stampa E-mail
Valutazione attuale: / 0
ScarsoOttimo 
Notizie - Brasile
Venerdì 03 Dicembre 2021 20:52
 

ABCIC

Abcic divulga vencedores do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto

Os vencedores do 10º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, nas categorias Edificações, Infraestrutura e Pequenas Obras, foram anunciados pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) no dia 2 de dezembro, em São Paulo. A solenidade de premiação híbrida (presencial e virtual) reuniu empresários, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção e representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais.

Em Edificações, a obra vencedora foi o empreendimento Dynamic Faria Lima, em São Paulo (SP), que se caracteriza por ser um projeto dinâmico e flexível, a fim de atender as necessidades corporativas específicas de cada segmento. Um dos grandes desafios foi a concepção da estrutura pré-fabricada fornecida pela Leonardi Construção Industrializada para atender o projeto arquitetônico de Sergio Athié (Athié Wohnrath), que havia sido elaborado para ser edificado de forma convencional. Os pré-requisitos de funcionalidade e estética exigiram alguns pilares com excentricidade a partir do pavimento tipo, grandes vãos livres e painéis de fachada que chegaram a ter 16 metros de comprimento. O projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, da Leonardi.
 


 

Na categoria Infraestrutura, o Prêmio Obra do Ano foi para LD Celulose – Projeto Amadeus, em Minas Gerais, que também foi o vencedor da categoria Voto Popular. Um dos maiores desafios foi a execução dos tanques circulares e o edifício Cooling Tower, uma vez que a etapa de projetos já precisou de especial atenção para obtenção da melhor solução em pré-fabricado fornecida pela  Cassol Pré-Fabricados. Já o maior destaque da obra foi a necessidade de elevada precisão, com termos menores tolerâncias de produção para que a montagem não acumulasse os desvios, promovendo, principalmente, o encaixe correto de peças e passagens de cabos de protensão exatamente conforme constava em projeto estrutural de Walter do Nascimento Filho (Enge-W Cálculos e Projetos).
 


 

Já na categoria Pequenas Obras, o vencedor foi  a Escola Carandá Educação, situada em São Paulo, com projeto arquitetônico de Carla Cristina Alves Estrella Machado (Escritório Königsberger Vannucchi), que teve como desafio acomodar o extenso programa em um terreno pequeno, o que levou à verticalização da edificação. A Protendit, empresa responsável pelo fornecimento do pré-fabricado de concreto, teve como desafio atender de maneira integral os moldes e projetos da arquitetura. Das 514 vigas totais do prédio houve a necessidade de detalhamento de 462 projetos individuais com algum tipo de pequena modificação nas peças. O projeto estrutural ficou a cargo de Flavio Isaia (IGA Engenharia e Consultoria).
 


O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2021 concedeu ainda duas menções honrosas em cada categoria: Edifício Multipavimentos Sicoob e Vita Boulevard (Edificações); Duplicação Ponte Wagner Estelita e Implantação de 2 Passarelas na Rodovia Rachid Rayes – SP-333 (Infraestrutura); e Geocal Minerações e MPO EDT Alphaville (Pequenas Obras).

Criado em 2011, a premiação prestigia as empresas pré-fabricadoras e os arquitetos e engenheiros projetistas de estruturas que usam o sistema construtivo em seus projetos. A premiação tem o apoio institucional da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, ABRAINC – Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias, ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais para Construção, AsBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, FIABCI - Federação Internacional Imobiliária, IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto, SECOVI - Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo, SINAPROCIM - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento e Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração.

O evento híbrido teve o patrocínio do Concrete Show e MC-Bauchemie.

 

Sobre a Abcic

A Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto foi fundada em 2001, com o objetivo de difundir e qualificar os pré-moldados de concreto destinados às estruturas, fachadas e fundações. Com mais de 100 associados, promove ações e iniciativas inéditas para desenvolvimento do setor, como por exemplo, o Selo de Excelência ABCIC, programa que atesta a conformidade aos padrões de tecnologia, qualidade, segurança, meio ambiente e desempenho das empresas do setor de pré-fabricados, o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricado, que prestigia empresas e profissionais do setor, e o Anuário ABCIC, que traz informações mercadológicas, técnicas e políticas da industrialização na construção. Possui uma integração com prestigiadas entidades nacionais e internacionais, como é o caso da fib - Fédération Internationale du Béton, além de realizar cursos de capacitação profissional e de participar de importantes eventos no Brasil e no exterior. Site oficial: http://www.abcic.org.br/



Credito foto:  Divulgação ABCIC

 


Assessoria de Imprensa:

Mecânica de Comunicação

Mecânica Comunicação Estratégica
Tels.: (11) 3259-6688/1719
E-mail.: Questo indirizzo e-mail è protetto dallo spam bot. Abilita Javascript per vederlo.

 

Ultime Notizie

Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio
Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio Durante o encerramento do... Leggi tutto...
Porta News 28.03.2024
PRIMO SEMINARIO ITALO-BRASILIANO DI POLITICHE PUBBLICHE A ROMA: UN'OCCASIONE DI... Leggi tutto...
Porta News 14.03.2024
PORTA (PD) A SAN PAOLO E PORTO ALEGRE PER I 150 ANNI DELL'EMIGRAZIONE ITALIANA... Leggi tutto...
Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio
Recuperação judicial cresce no agro e especialistas apontam os efeitos para... Leggi tutto...
Porta News 5.3.24
PORTA (PD) - PENSIONI: ACCORDI CON ALBANIA, GIAPPONE, MOLDAVIA, MA CILE, PERÙ,... Leggi tutto...

Rivista La Gazzetta

 
Edizione 41
La Gazzetta 41
 

40 | 39 | 38 | 37 | 36 | 35 | 34 | 33 | 32

31 | 30 | 29 | 28 | 27 | 26 | 25 | 24 | 23

22 |