Template Tools
Giovedì, 28 Marzo 2024
Leonardo da Vinci, feliz aniversário PDF Stampa E-mail
Valutazione attuale: / 0
ScarsoOttimo 
Notizie - Cronache
Mercoledì 17 Aprile 2019 18:32

Feliz aniversário, Leonardo da Vinci! No dia 15 de abril de 1452 nasceu, numa região perto de Firenze, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção.

Leonardo era, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos. Mais ele mesmo se considerava mais scientista do que artista!

No dia em que a Itália celebra a pesquisa italiana no mundo, vamos celebrar Leonardo com dois eventos em Brasília, na UnB e no Cinebrasilia; e vamos começar uma viagem ao longo da sua vida através uma campanha social promovida pela Embaixada nas suas redes! Cada dia até o 2 de maio (dia em que celebramos 500 anos da morte do gênio), iremos descobrir um aspecto da vida e das obras do Leonardo! Não perca!

 

 

LEONARDO DA VINCI: palestra "LEONARDO E A MATEMÁTICA" e filme "LEONARDO E LA SUA CERCHIA"

Segunda-feira, dia 15 de abril, às 16 horas, o Auditório Roberto Salmeron, da UnB, hospedará a palestra do Prof. Simon Chiossi (UFF), intitulada "Leonardo e a Matemática".

Figura quase lendária, Leonardo da Vinci contribuiu para inúmeros campos do conhecimento. Artista, engenheiro, inventor, cientista; ele é considerado a personificação do "Homem Renascentista". Embora seja mais conhecido por suas pinturas e obras artísticas, ele próprio se considerava mais cientista do que artista. Ele via tudo através dos olhos da matemática, incluindo seus desenhos e pinturas. Como em uma de suas pinturas, esta palestra pretende traçar o plano de fundo e, em seguida, deixar emergir a contribuição do polímata Leonardo.

O Prof. Chiossi obteve doutorado em matemática em 2003 pela Universidade de Gênova e é autor de várias publicações na área da geometria diferencial complexa. Trabalhou em diferentes países (Dinamarca, Alemanha, Itália, Brasil) e instituições, incluindo a Humboldt-Universitaet em Berlin. Desde 2015 é professor na Universidade Federal Fluminense.

No mesmo dia, 15 de abril, às 20hs, no Cine Brasília, será projetado o filme documentário italiano "Leonardo e la sua cerchia" (Leonardo e seu círculo), de Stefano Roncoroni (filme em língua original, legendado em português).

A ENTRADA é LIVRE e gratuita, sujeita à lotação.

LEONARDO E A MATEMÁTICA

Segunda-feira 15 de abril

Horário: 16h30

Local: Auditório Roberto Salmeron, Faculdade de Tecnologia - FT, UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte-Brasília-DF

ENTRADA FRANCA sujeita à lotação. Para garantir a sua participação envie um e-mail com seu nome a  Questo indirizzo e-mail è protetto dallo spam bot. Abilita Javascript per vederlo.  (sua presença estará confirmada sem necessidade da nossa e-mail de resposta).

LEONARDO E LA SUA CERCHIA (Leonardo e seu círculo)

Segunda-feira 15 de abril

Gênero: Documentário

Ano: 2000

Diretor: Stefano Roncoroni

País: Italia

Duração: 55 Min

Horário: 20h

Local: Cine Brasília, SHCS Entrequadra Sul 106/107

Indicação: livre

ENTRADA FRANCA

From: Eventos < Questo indirizzo e-mail è protetto dallo spam bot. Abilita Javascript per vederlo. >

 

Ultime Notizie

Trastevere, dove nacque Sordi
Nel cuore di Trastevere, dove nacque l’Albertone nazionale  ... Leggi tutto...
Movimento Internazionale dei Russofili
Dall’Italia a Mosca. Al Movimento Internazionale dei Russofili Comencini... Leggi tutto...
Parma seduce...
A Parma apre la sede italiana dell'Hotel des Ventes di Montecarlo L'iniziativa... Leggi tutto...
Beccalossi: Momenti d’archivio
  Momenti d’archivio con Stefania Benenato, sorella... Leggi tutto...
Apre il nuovo punto vendita di Tigotà
Un nuovo polo commerciale per Carinaro e l’agro-aversano Apre il nuovo... Leggi tutto...

Rivista La Gazzetta

 
Edizione 41
La Gazzetta 41
 

40 | 39 | 38 | 37 | 36 | 35 | 34 | 33 | 32

31 | 30 | 29 | 28 | 27 | 26 | 25 | 24 | 23

22 |