Template Tools
Martedì, 23 Aprile 2024
INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA EM DESTAQUE PDF Stampa E-mail
Valutazione attuale: / 0
ScarsoOttimo 
Notizie - Brasile
Venerdì 11 Novembre 2016 23:59

Italianos do setor automobilístico participam do maior encontro de negócios do ano


Dia 25/11, em São Paulo, será realizado Fórum Econômico seguido de mesas redondas automotivo  de carros produzidos no Brasil neste ano, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), deverá ser 5,5% inferior a 2015, com 2,29 milhões de unidades. Mesmo nesse cenário, o investimento direto de estrangeiros feito na indústria automotiva brasileira – fabricação de carros e carrocerias – no primeiro semestre de 2016, com algo em torno de US$ 2,3 bilhões, foi 76,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, conforme dados publicados pelo Banco Central. Números divulgados pela Associação Comercial de São Paulo também mostram que o setor de autopeças e acessórios foi o único com aumento do volume de vendas, com o crescimento de 3%.

De olho na retomada do setor, chega ao país a Missão Empresarial Brasil-Itália, formada por executivos de diversas companhias do setor automotivo e que estarão em São Paulo neste mês de novembro com o propósito de buscar oportunidades de negócios e avaliar o mercado para futuras parcerias comerciais.

A missão multi-setorial será dividida em duas partes. A primeira acontece em São José dos Campos e é dedicada a promover ideias e propostas de colaboração industrial entre Brasil e Itália no setor aeroespacial. A segunda, envolvendo empresários do setor automobilístico e diversos outros setores (agronegócio, ambiente/energia, infraestrutura e ICT - Tecnologia de Informação e Comunicação), se concentrará em São Paulo, dia 25 de novembro, e prevê a realização de um Fórum Econômico que tratará das relações comerciais, quadro econômico e oportunidades de negócios entre Brasil e Itália, seguido de mesas redondas setoriais, com a discussão de temas que, entre outros, incluem a discussão de estratégias para retomada da indústria automobilística à apresentação de soluções para a expansão da infraestrutura no Brasil.

“As empresas italianas têm um grande potencial para ajudar o Brasil. Elas reúnem tecnologia e experiência, especialmente, disposição em promover investimentos por aqui”, afirma Erica Di Giovancarlo – diretora da agência no Brasil.

A delegação é composta pelos líderes de algumas das mais importantes empresas italianas e capitaneada pelo Vice-Ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Ivan Scalfarotto. Também as presenças da vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria Italiana (Confindustria), Licia Mattioli, do diretor do Comitê de Internacionalização da Associação Italiana de Bancos (ABI), Guido Rosa, e do diretor do departamento da ITA de coordenação da promoção do Made in Italy, Giovanni Sacchi.

O evento, que conta com os apoios de Fiesp-Ciesp, Banco do Brasil, Febraban e das Agências Espaciais do Brasil e da Itália, envolve todo o chamado Sistema Itália (rede de instituições italianas, coordenadas pela Embaixada da Itália, que reúne, além da própria ITA, os consulados e a Banca Central Italiana).


Indústria Automobilística Italiana

 A indústria automobilística italiana é composta por cerca de 3.500 empresas e responde por mais de 15% do PIB industrial do país. Além disso, constitui o maior investidor privado em pesquisa e desenvolvimento da Itália.

 Em 2015, produziu 1.014.000 de veículos, número 45% superior ao verificado no ano anterior e subdividido da seguinte maneira: 663.000 automóveis, 317.000 veículos comerciais leves e 33.700 veículos pesados. Desse total, 58% foram comercializados no exterior, o que representa um crescimento de 100% das exportações do segmento.

Em termos de faturamento, o setor cresceu 20,4% em 2015 e registrou um aumento do volume de vendas interno de 31,8%.

As empresas de autopeças (cerca de dois mil), por sua vez, empregam 136 mil pessoas e faturaram em 2015 cerca de 38,8 bilhões de euros, dos quais 19,9 bilhões de euros (+3,3% em relação a 2014) em mercados estrangeiros, entre os quais Alemanha (19,7%), França, Espanha, EUA, Polônia, Reino Unido Turquia, Brasil, Áustria e Hungria.

As importações italianas de autopeças somaram, em 2015, 14 bilhões de euros (+19,2% em relação a 2014), resultando em saldo comercial positivo de 5,9 bilhões de euros para o setor.


AGENDA

24 novembro 2016

Parque Tecnológico

Av. Dr. Altino Bondesan, 500

São José dos Campos - SP

Painel dedicado ao Setor Aeroespacial


08h30 – 09h00
 
Credenciamento e welcome coffee
 

09h00 – 09h20
 
Abertura - representantes da Embaixada Italiana e da Agência Espacial Brasileira
 

09h20 – 12h15
 
Painel 1: Os programas espaciais internacionais - oportunidades de negócios
 

12h15 – 13h30
 
Almoço de relacionamento
 

13h30 – 15h20
 
Painel 2: O mercado espacial. Papel e interesses dos setores envolvidos: indústria, agências, aeronáutica, institutos de pesquisa, entidades governamentais e privadas
 

15h20 – 15h45
 
Coffee Break
 

15h45 – 18h30
 
Painel 3: Possibilidade de cooperação industrial e oportunidades
 

25 novembro 2016

Hotel Renaissance

Al. Jaú, 1620

São Paulo – SP

Fórum Econômico e painéis dedicados aos setores do agronegócio, ambiente/energia, automobilístico, infraestrutura e ICT


08h00 - 09h00
 
Credenciamento e welcome coffee
 

09h00 - 11h30
 
Fórum econômico, com a presença dos representantes de diversas instituições políticas e econômicas brasileiras e italianas
 

11h30 - 11h45
 
Coffee-break
 

11h45 - 13h30
 
Mesas setoriais
 

13h30 - 14h30
 
Almoço de relacionamento
 

* www.ice-sanpaolo.com.br/brasil-italia


Entidades

ITA - Italian Trade Agency    www.ice.gov.it   *  www.ice-sanpaolo.com.br

Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas/ Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália

Agência do Governo Italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange as empresas de pequeno e médio porte, seus consórcios de exportação e suas associações, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século. Por meio de uma rede de 77 escritórios espalhados pelo mundo, instalados nos principais centros econômicos, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, fornecendo-lhes informações de caráter econômico, legal, fiscal e mercadológico, identificando parceiros e oportunidades de negócios, prestando serviços de consultoria personalizados e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem a realização de Pavilhões Oficiais Italianos em exposições internacionais, a organização de missões de empresários e jornalistas estrangeiros à Itália, bem como de italianos ao exterior, a gestão de cursos e palestras e o desenvolvimento de campanhas publicitárias em veículos econômicos e dirigidos.

CONFINDUSTRIA – Confederação Nacional da Indústria Italiana   www.confindustria.it

Fundada em 1910, a Confindustria é a principal organização italiana que representa a indústria de transformação e de serviços. Reúne mais que 150.000 empresas, de diferentes dimensões, que empregam 5.440.873 pessoas.

A Confindustria realiza suas ações baseada na convicção de que a livre iniciativa e o livre exercício das atividades econômicas, no contexto de uma economia de mercado, são fatores de desenvolvimento e de progresso para toda a sociedade. Tem por missão contribuir, em conjunto com instituições políticas e organizações econômicas, sociais e culturais, nacionais e internacionais, para o crescimento econômico e o progresso social da Itália.

ABI – Associação Italiana de Bancos    www.abi.it

Associação sem fins lucrativos, com a missão de divulgar o conhecimento e a consciência dos valores sociais e dos comportamentos inspirados nos princípios do saudável e correto empreendedorismo, bem como num mercado livre e concorrencial. É nesse âmbito que a ABI representa, defende e promove os interesses comuns ou específicos de seus associados, realizando iniciativas que estimulam o crescimento ordenado, estável e eficiente do sistema bancário e financeiro, segundo as normas vigentes na Itália e União Europeia.

Informações à Imprensa

ITA – Italian Trade Agency

Agência para a internacionalização das empresas italianas

Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália

 

RM Press - Comunicação Estratégica 

Claudia Maciel (11 9.9681-2682)       Questo indirizzo e-mail è protetto dallo spam bot. Abilita Javascript per vederlo.

Regina Di Marco (11 9.9972-9683)     Questo indirizzo e-mail è protetto dallo spam bot. Abilita Javascript per vederlo.

Fonte: V,Soligo/ASIB

Aiutaci a informarti meglio visitando il sito: www.rivista.lagazzettaonline.

 

Ultime Notizie

Agrishow - Programação de coletivas
Programação de coletivas Prezado(a), Convidamos seu veículo para participar... Leggi tutto...
Porta News 18.04.24
PORTA (PD): “OPZIONE DONNA” E “QUOTA 103” PER... Leggi tutto...
Porta News 16.04.24
FABIO PORTA (PD) A MONTEVIDEO PER IL FORUM LATINO-AMERICANO SULLE PICCOLE E... Leggi tutto...
Porta News 09.04.2024
PORTA (PD) - L’ASSEGNO UNICO NEGATO AI FIGLI RESIDENTI ALL’ESTERO:... Leggi tutto...
Porta News 08.04.2024
Sport - L’On. Porta presenta alla Camera il servizio di audiodescrizione... Leggi tutto...

Rivista La Gazzetta

 
Edizione 41
La Gazzetta 41
 

40 | 39 | 38 | 37 | 36 | 35 | 34 | 33 | 32

31 | 30 | 29 | 28 | 27 | 26 | 25 | 24 | 23

22 |